quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Seu produto Orgânico!

Produção do Orgânico é um sistema de produção, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animal , rotação de culturas, adubação verde, compostagem, e controle biológico de pragas e doenças. O solo é considerado um orgânismo vivo e deve ser revolvido o mínimo possível, devido a esse fato a manutenção do solo,é realizada com a preocupação de manter a estrutura e profundidade adequada, nesse sistema de produção é inseto o uso de produtos químicos e sintéticos.


Princípios da agricultura orgânica biológica.
Segundo Albert Howard, entre os anos de 1925 e 1930, que trabalhou e pesquisou durante muito anos na Índia. Howard ressaltava a importância da utilização da matéria orgânica e da manutenção da vida biológica do solo. Howard a fertilidade dos solos deve ser construída a partir de um amplo suprimento de matéria orgânica e, sobretudo na manutenção de elevados níveis de húmus (matéria orgânica já decomposta e estabilizada) no solo. A base científica desta corrente se assenta nas seguintes práticas: rotação de culturas, manejo e fertilização do solo. Assim como as correntes, natural e biodinâmica o princípio gerador da estabilidade e saúde das plantas, encontra-se no manejo da matéria orgânica como prática geradora de boas fertilidade e estruturação do solo. Também como nas outras correntes agro ecológicas, o solo é considerado um "organismo complexo", repleto de seres vivos (minhocas, bactérias, fungos, formigas, cupins, etc) e de substâncias minerais em constante interação e inter-dependência, o que significa que ao se manejar um aspecto (adubação, por exemplo), faz-se necessário considerar todos os outros (diversidade biológica, qualidade das águas subterrâneas, suscetibilidade à erosão, etc.) de forma conjunta. Este é o princípio da "visão sistêmica" da agricultura (também chamado "holismo"), o qual prescreve que a propriedade agrícola deva ser considerada em todas as suas dimensões (produtiva, ecológica, social, econômica, etc.). 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil de bananas (2006) "Produtos orgânicos são destaque na III Feira Nacional" no site da Regional Latinoamericana de la Unión Internacional de los Trabajadores de la Alimentación Americana. 
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (2007) "Programa de desenvolvimento da agricultura orgânica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário