sábado, 21 de agosto de 2010

Tomate, Alimento Funcional na Prevenção de Doenças.

licopeno substância presente no fruto Tomate é o responsável por função antioxidante. Este fitoquímico, encontrado também  em outras fontes de alimento,ex. cenouras, é tido como o carotenóide que possui a maior capacidade seqüestradora de oxigênio livre. Além de suas propriedades antioxidantes, outros mecanismos têm sido estudados como possíveis responsáveis por seus benefícios (Rao, 2000).

O tomate e seus derivados são  fonte rica de licopeno entre os alimentos consumidos pela população mundial em geral. Este fruto, da família das Solanáceas, apresenta altos níveis deste componente, que aparentemente tem sua disponibilidade aumentada com o processamento e aquecimento do tomate.

Entretanto, estudos indicam que a quantidade de licopeno ingerida por algumas populações está bem abaixo daquela indicada para seu maior efeito benéfico (Rao, 1998).

Recentemente, o interesse no licopeno tem crescido muito devido a publicações relacionando-o com doenças cardíacas, câncer de próstata ou no trato gastro-intestinal. Embora já se tenha acumulado bastante material sobre o assunto, a literatura não é completa (Paeteu, 1999).

O licopeno já se mostrou um agente muito benéfico para os organismos e, por isso, pesquisa adicional é necessária para que suas propriedades sejam totalmente desvendadas.
 
Fonte:
 
Machado, C. X., 2005 , Tomate O papel do licopeno na proteção antioxidante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário