quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Uso do Neem como alimento Funcional, em prevenção de doenças!


O Neem não deve ser considerado um medicamento, e sim um produto funcional tendo a considerar que grandes núcleos de estudos pelo mundo vêm pesquisando e aprovando seu uso como um produto seguro que promove a saúde e Qualidade de Vida de quem dele se utiliza. Análises recentes caracterizam o Neem como um alimento funcional, que são alimentos ou parte de um alimento que proporcionam benefícios à saúde comprovados cientificamente, prevenindo e controlando doenças, além de satisfazer os requerimentos nutricionais tradicionais, considerado neste caso pelas propriedades nutracêuticas do neem.
O Neem oferece mais de 120 princípios ativos, dos quais mais de 90 componentes bio-ativos atuam no metabolismo do organismo, considerados como nutrientes funcionais com ações terapêuticas.Testes feitos pela agência de proteção ao meio ambiente dos Estados Unidos sobre produtos a base de Neem não mostraram toxidades para ratos, patos, coelhos ou abelhas.
Dentre seus componente do Neem, alguns tem ação depurativo do sangüíneo tendo validação pela medicina indiana. Dotado de propriedades bactericida, antifúngica, antiviral e anti-séptica fazem dela particularmente eficiente no tratamento de problemas de saúde.
As substâncias presentes no Neem se destacam, residindo na riqueza de seus nutrientes por terem vantagens como: melhoria do funcionamento do organismo e o fortalecimento do sistema imunológico, pois os mesmo contêm níveis significativos de componentes biologicamente ativos que atuam sobre o nosso organismo, ativando os diversos sistemas metabólicos, levando as pessoas a terem saúde e Qualidade de Vida. Além da riqueza de nutrientes, esta planta contribui para a redução dos riscos de doenças uma vez que fortalece os sistemas de defesa do organismo.


Referência:
Debora, S.R.P ; Souza, D.L., 2004, A CULTURA DO NIM INDIANO (Azadirachta indica A. Juss): VIABILIDADE ECONÔMICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário